domingo, 12 de abril de 2009

Tutorial: Atualizando Hitachi com Ixtreme 1.51

Bom galera,

estava devendo isso a algum tempo, mas como o processo do Hitachi é o mais chatinho de todos, tive que tomar mais cuidado na hora de montar o tutorial.



Segue abaixo os procedimentos de atualização do Hitachi:



Em primeira mão voce deve entender que existem varios modelos de hitachi, as mais comuns sao as 58, 59 , 78 e 79, e existe uma diferença enorme na hora de atualizar a firmware. Existem procedimentos distintos para colocar em vendor mode, primeiro identifique qual o seu modelo.
Para Drives 58/59 ou anterior, é preciso colocar em MODE-B, para modelos 78/79, é preciso fazer o UNLOCK e depois colocar em MODE-B.

O procedimento de colocar em MODE-B e de leitura de Firmware é diferente, o de escrita o mesmo, leia o tutorial ate o final para nao ficar com duvidas no meio do processo.

O material necessário é o mesmo dos demais, Jungle Flasher, .Net Framework 2.0 (XP) e .Net Framework 3.5 (Vista - nao sei de ninguem que tenha conseguido atualizar pelo vista, mas isso pe outro caso).


Conecte o drive do DVD na porta sata do micro, pode ser com um Xtractor ou conectando usando o Xbox para ligar o DVD, mais abaixo tem melhor explicado.



Entre no Jungle Flasher:



Abra a Tela Hitachi GR 3120:


A Tela abaixo ira se abrir, identifique em Port Properties se esta selecionada a porta SATA onde conectamos o Xbox, se nao aparecer mude a porta sata do micro, de preferencia a SATA 2.

Verifique em I/w rev: o modelo do seu Hitachi.



Veja abaixo qual o procedimento que vc deve seguir.


Agora o procedimento colocar o drive em mode-b para firmwares modelos anteriores ao 78, modelos v32, v36, v40, v46, v47, v58 e v59.





A tela de aviso abaixo ira se mostrar, se você estiver usando um Xtractor fica muito mais facil, é so ligar e desligar o aparelho, abrir a gaveta e clicar em ok. Para quem esta usando um Xbox, nao tem muita complicacao tambem nao, desligue e ligue o console e abra a gaveata do DVD. Depois e clicar em ok e seguir o procedimento.


Aguarde 15 segundos para entrar em MODE-B.



O log abaixo ira ser mostrando dizendo que foi realizado a operacao de entrar em MODE-B.






Agora o procedimento de leitura de firmwares modelos anteriores ao 78, modelos
v32, v36, v40, v46, v47, v58 e v59.

Verifique se em port properties esta selecionada a porta onde o DVD esta conectado, em vendor tem que aparecer o modelo, e em f/f rev. o modelo de firmware, no caso abaixo o 0059.
Selecione USE PortIO, em DRIVE REVISION, o modelo do DVD no nosso caso agora 58/59.


- Transfer Method - Classic;
- Flash Options - Dump Drive (ler firmware)


Em flashing Options.
- Clique em Read to Source;


A firmware sera lida, a tela de Dumping abaixo ira aparecer, uma tela de salvamente ira se abrir pedindo para vc armazenar. Guarde em local seguro.



Salve o arquivo em local seguro, pois contem as chaves de desbloqueio do seu aparelho, de preferencia tenha backup. Pode ser renomeado.


Voce pode verificar a Salvar a chave de desbloqueio indo da Aba firmware tool 32, clique em SAVE DRIVE KEY, guarde o arquivo em local seguro

Caso vc tenha um modelo 78/79, como demonstrado na tela abaixo, use esse procedimento para colocar em vendor mode, se o seu for outro, pule esta etapa.
Verifique em Port properties o modelo do DVD, e versao da firmware, no caso abaixo, 79.
Vc ira precisar criar um CD de audio para colocar o DVD em MODE-B, clique em Insert the 79 Unlock 79 Audio CD, baixo o arquivo, grave em um CD, coloque no DVD.
Clique em 79 Unlock.

O processo de colocar em MODE-B tem inicio, com o CD de audio dentro do DVD, ele ira tocar o CD ate entra em mode-b, a tela abaixo tem o processo. Retire o Cd de audio no final do processo.

Selecione agora USE PORT IO, 78/79.
Selecione a unidade correta do DVD.
Selecione a opcao RAM UPLOAD;
Em flashing Options, selecione DUMP DRIVE (ler firmware);

Agora clique em READ TO SOURCE, uma tela de salvamento ira se abrir.

Agora o processo de leitura da firmware ira se iniciar, a linha abaixo de done ira aparecer, dizendo que a firmware esta sendo lida;


A tela abaixo pedindo para salvar o arquivo ira se abrir, guarde em local seguro, pode ser renomeado para melhor identificacao.

Voce pode checar e salvar a chave de desbloqueio na aba Firmware Tool 32, mas essa aba nao tem utilidade para drives Hitachi;


O desenvolvedor do Ixtreme, fala para nao atualizar Ixtreme sobre Ixtreme, ele pede primeiro para voltar o drive para a versao de firmware do fabricante, e depois atualizar para o Ixtreme, para evitar problemas de "checkcum", a tela abaixo ira se abrir dizendo isso. Com o Ixtreme 1.51 no arquivos Hitachi.rar, tem todas as firmwares, as originais e com Ixtreme, descompacte tudo na pasta firmware dentro da pasta do jungle flasher.



Agora para atualizar o drive, é necessario copiar o arquivo do Ixtreme 1.51 para a pasta firmware tool dentro da pasta do jungle flasher, descompacte o modelo Hitachi referente ao modelo do seu DVD, ou todos, ele reconhece o modelo e o arquivo correto para atualizacao, so nao pode renomear os arquivos extraidos do ixtreme.
O processo de escrita é automatizado.

Agora vamos atualizar o Drive do Hitachi com o Ixtreme 1.51. Siga a observaçao acima antes de continuar. Serve para todos os modelos, essa é a fase de escrita da firmware.


Verifique se todas as opcoes em vermelho abaixo estao marcadas.
Em Drive Revision, selecione o modelo do seu DVD, agora o procedimento pode ser utilizado por todos os modelos, é so selecionar o modelo correto.
Em transfer metod, para drives 78/79 use o Ram Upload, para modelos inferiores, o Mode Select.


Marque a opçao Flash Ixtreme, e clique em Flash Hacked/Fw, isso fara que o programa leia a firmware com Ixtreme 1.4 ou anterior;

A tela abaixo descrevendo o processo de leitura ira aparecer, no final uma tela de salvamento ira se abrir.

Salve o arquivo em local seguro, ele contem as chaves de desloqueio, pode ser renomeado para identificacao futura.

Neste momento o programa ira identificar a sua versao de drive e ler da pasta firmware tool, os arquivos do Ixtreme para o seu drive, ele identifica o modelo e o arquivo, por isso nao podemos renomear os arquivos do Ixtreme.
Se a leitura foi Ok, ele ira ao final testar a estabilidade de leitura da firmware, a tela abaixo ira se abrir dizendo que esta tudo ok, clique em Yes.

Depois de clicar em Yes, o programa ira escrever a firmware, a tela abaixo dizendo que a firmware esta sendo atualizada ira se abrir.



Ao final do procedimento de escrita o drive ira realizar um teste de checksum, nao vou entrar em detalhes tecnicos. Aguarde chagar ao final do procedimento.

Pronto, firmware atualizada, agora é os testar e ir pro abraco.
Abaixo o procedimento para voltar com o drive com a firmware original de fabrica:
Selecione o seu modelo de DVD em Drive properties, e Restore Firmware. O drive tem que estar em Mode-B, para 78/79 em mode-b e unlock.

Selecione Restore Firmware e clique em RESTORE TO STOCK.

O programa ira ler a firmware original para extrair a chave de desbloqueio. Uma tela de salvamento ira se abrir no final do processo.

O programa agora ira testar a estabilidade de leitura da firmware, e se estao presentes os arquivos para atualizacao, se estiver tudo ok, a mensagem abaixo ira aparecer, clique em YES;



O mesmo procedimento de escrita descrito anteriormente ira se realizar, no final uma tela dizendo que o Checksum esta ok, clique em ok, e teste o DVD, se estiver restaurando para atualziar com uma versao mais nova do Ixtreme, nao precisa testar, é so repetir o processo do inicio.


Bom galera é isso ai, a grande diferenca deste para os demais modelos, é porque estamos trabalhando com outro modelo de firmware, o processo de escrita e leitura sao completamente diferentes.
Ainda nao revisei o portugues, mas o processo é esse, testado e aprovado.
Abs a todos!!

95 comentários:

  1. opa blz?
    cara o set up do pc reconhecer o drive hitashi
    mais o programa não reconhece
    vendor: no drive
    oq pode ver? meu drive é o 79

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com o mesmo problema..
    será q é pq o meu drive é versão 0079fl??
    (tem um chip dentro do X)
    precisava muito atualizar pra versao 1.51..

    ResponderExcluir
  3. ahh eu consegui!
    tem q instalar o drive do PortIO32 manualmente

    ResponderExcluir
  4. Fala Neutro / Conrado,

    galera ao clicar em portio tem que ver que mensagem da, se aparecer algum erro, somente instalando manualmente.
    Tenta instalar novamente Neutro...

    abs

    ResponderExcluir
  5. é então, era isso
    tinha q instalar o PortIO32 manualmente

    ResponderExcluir
  6. Eae amigo... Gostaria que você me arrumasse um tutorial de como desbloquear DESDE O COMEÇO o drive LITE ON. Obrigado. Vinícius.

    ResponderExcluir
  7. moro no rj, quanto vc cobra pra atualizar um hitachi 79 q tem ixtrme 1.4 pro ixtreme 1.51 ?
    onde vc atende ?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Ola Anonimo,
    tem o tutorial de como atualizar, o processo para a primeira atualizacao é o mesmo, mas vc precisa do ck3 para extrair a chave.

    Luiz,
    estou no humaita, te mandei um email, cobro 80,00 para atulizacao.
    Me liga que combinamos algo.
    abs

    ResponderExcluir
  9. Glauco, parabéns. Fico muito agradecido pelo seu tutorial!! Me salvou de um Filho da P*, que, além de desclassificar meu drive (hitachi 79) dizendo que era uma tranqueira, queria me cobrar 180 reais. Se dizem os bons mas pelo jeito eles estão bem desatualizados. Estou falando de uma empresa chamada Neo Tecnologia.

    ResponderExcluir
  10. Fala Anonimo,
    que chato, nao gosto de falar mal de empresas, mas o cara que te falou isso nao sabe o que esta falando, provavelmente porque tem dificuldades na atualização da firmware. Mas legal vc ter tido sucesso e o tutorial ter ajudado. Mas o Hitachi nao fica devendo nada para os demais modelos, muda o modelo de Firmware, agora é ROM, antes era Eproom, mas como ja comentei antes, nao quero entrar muito em detalhes tecnicos, os tutoriais sao para ajudar as pessoas na atualização e nao serem enganadas por essas empresas, ja temos outros casos reportados no blog.
    Não conheco a neo tecnologia, nao posso tecer comentários, mas prefiro acreditar que foi um comenatario infeliz...
    Cara felicidades e aproveite o VG.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Olá Glauco,
    Parabens pelo tutorial achei mto bom.
    Tenho um Drive Hitachi já desbloqueado, provavelmente deve ser a FW 1.4, e tenho algumas dúvidas.
    1)para atualizar o drive para a FW 1.51 eu preciso restaurar a FW original de fábrica antes ou posso ir direto???
    2)Eu não tenho a FW original do Drive, no caso de restaurar a FW de fabrica, essa FW seria a mesma que veio no Drive???
    3)na parte onde precisa descompactar os arquivos Hitachi.rar para a pasta Firmware dentro da pasta Jungle Flasher, eu preciso criar uma nova pasta chamada Firmware Tool e colocar a FW Ixtreme 1.51, ou não será necesário???

    Desculpe por fazer tantas perguntas, mais preciso ter certeza antes de começar a o processo.

    Orbigado,
    Carlos

    ResponderExcluir
  12. Esqueci de complementar...
    eu já tenho o CK3 Pro, é preciso fazer o CD de Audio pra colocar no modoB ou posso ativar o ModoB no CK3 Pro???

    Obrigado,
    Carlos

    ResponderExcluir
  13. Cara Esse blog é muito bom mesmo e o tutorial esta demais, soh que aconteceu o seguinte!
    Deu tudo certo na leitura até salvou a firm mas deu uma tela de erro tipo key not found...
    O q pode ser isso?
    Sera q devo trocar a firmware antes?
    O probelma é q o aparelho ja ta desbloqueado e não tem a firm original!
    Se vc poder me ajudar agradeço muito... e ahhh o drive é hitachi 78

    ResponderExcluir
  14. Consegui chegar até checksun mas quando coloco para flashar ele cancela!!
    Sera que tenho que colocar uma daquelas firm originais primeiro?
    Como eu sei qual é a minha?, tipo 78-4b, 78-4c e tal?
    Vlw

    ResponderExcluir
  15. Anonimo,

    é recomendado na atualizacao do Hitachi, voltar a firmware original e depois atualizar para o Ixtreme 1.51, se vc esta com os originais do Ixtreme, dentro dele tem todos os modelos de firmwares originais. Não é necessário, é recomendado. A firmware original é igual para todos, so muda a chave. Vc tem que usar a sua chave para atualizar, na teoria, nao precisaria nem da chave, podendo ser qualquer chave. Mas é recomendado usar a sua.
    Coloca os arquivos do Hitachi.rar dentro da pasta firmware do jungle, para automatizar o processo, dentro dele deve ter os originais tanmbém.
    Cara nao uso o Ck3 para essa finalidade, mas em teoria sera necessario o DVD de unlock sim, mas nunca testei dessa forma, sempre uso o cd de unlock, uso o ck3 somente para iniciar o drive.

    Fala Pablo, cara atualiza primeiro para o Original, mas extrai a chave antes disso, depois atualiza para o Ixtreme 1.51, esse é o erro que da quando nao atualizado, nao é sempre, mas pode acontecer. Fica tranquilo, é so refazer.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Meu valeu mesmo... otimo tutorial parabens e valeu pela ajuda.. deu tudo certo...

    Vanderlei

    ResponderExcluir
  17. Valeu cara deu tudo certo!!!
    Meu primo ta com ums samsung pra atualizar, sera que sobrescrever a firm da certo?
    Abraços e vlw ai...
    Ah e se alguem ta tentando atualizar a dash pra jogar primeiro com hawks vai ficar achando q é defeito da atualização mas não é!!!
    Alguns jogos não vem a dash completa então tem que rodar primeiro com outro (guitar hero metalica por exemplo).

    ResponderExcluir
  18. putz não entra em modob

    quando clico em 79 unlock o windowns desreconhece o drive

    ResponderExcluir
  19. Como eu faço esse cd de audio 79 unlock
    ou é um cd de audio normal com musicas gostaria que mim tirassem essa duvida

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. "Como eu faço esse cd de audio 79 unlock
    ou é um [b]cd de audio normal com musicas [/b]gostaria que mim tirassem essa duvida

    desde já agradeço."


    Eu não li isso.

    ResponderExcluir
  21. Fala Edy,

    cara no proprio jungle tem o caminho para criar o CD de audio.

    O Cd de audio é um CD normal, simples. Baixa do proprio programa e grava pelo imgburn sem alteracao, como audio, audio normal como musicas.

    Para quem teve sucesso meus parabéns, é chatinho fazer mas nada de 7 cabecas.

    Projeto neutro, cara nao sei o que pode estar acontecendo contigo, regrava o cd de audio, rele o tutorial, com calma e veja onde esta errando.

    Abs

    ResponderExcluir
  22. O tutorial parece bem simples, mas estou com um duvida quando ligo o drive do xbox no pc, a maquina nem da boot fica parada como se nao tivesse reconhecendo o drive. tem alguma dica para isso? pode ser o modelo da minha placa mae que é uma placa intel? voces tem como me ajudar.
    Valeu

    ResponderExcluir
  23. Esqueci de dizer meu drive é do modelo 79FL

    ResponderExcluir
  24. Cara,
    tem que configurar a bios, provavelmente o drive esta entrando como master substituindo o drive de boot.
    O processo é simples, mas tem que ter algum conhecimento em informatica para proceder.
    Abs

    ResponderExcluir
  25. pessoal comigo da o mesmo problema, a tela fica preta e nao entra no XP, ai dei uma fuçada na bios ele inicia mas nao reconhece o drive, ja instalei manualmente, sera q vcs tem mais alguma dica pra me dar...

    ResponderExcluir
  26. uma pergunta antes de ligar o micro tenho q ligar o xbox certo!

    ResponderExcluir
  27. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, procurei muito pela net e nao achei nada igual a esse blog!
    Gostaria de saber se esse tutorial serve para desbloquear um v47 desde o inicio ou serve apenas para atualizar o ixtreme?
    desde ja grato,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  28. Neto,

    nao, primeiro liga o micro, depois que entrar no windows, vc liga o Xbox e entra no jungle flasher.

    Fala Gabriel, serve para desbloqueios sim, o modelo v47 é simples. O descrito no 058 serve pra ele.

    Abs a todos!

    ResponderExcluir
  29. Blz cara, tutorial perfeito, mas aqui não tá abilitando a opção "USE PORT IO",
    Eu instalei manualmente e confirmei no gerenciador de despositivos e ta tudo certo.
    Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  30. Consegui desbloquear o meu hitachi v47 perfeitamente seguindo seu tutorial! o unico "problema" e q tive que instalar o PortIO32 manualmente, mas foi facinho!
    Gostaria de estar agradecendo mais uma vez! Muito bom o Blog!

    ResponderExcluir
  31. pessoal ja consegui, eu cliquei em send-mode b e o windows econheceu numa boa.

    ResponderExcluir
  32. Não habilita de jeito nenhum a opção "USE PORT IO"

    ResponderExcluir
  33. Daniel,
    nao sei pode ser algum problema com o Windows, mas nao sei como ajudar dessa vez... Tenta reinstalar tudo.

    Fala Gabriel,

    cara obrigado, fico feliz em ter ajudado.

    Alex

    fala meu amigo, show de bola.

    Abs

    Tenta pelo outro metodo.
    Abs

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho um XBOX 360 Hitachi com desbloqueio Xtreme 5.2. Para eu desbloquear com o 1.51 eu tenho que voltar antes para firmware original ? Essa é minha dúvida, pois o problema é que eu não tenho mais o firmware original. O que eu posso fazer para atualizar o desbloqueio?

    ResponderExcluir
  35. Valew por responder Glouco, o outro metodo que vc diz é o "USE Win API"?
    Se for vc sabe a diferença entre o "USE PORT IO" e "USE Win API"?
    Vlw pela cara.

    ResponderExcluir
  36. Emerson,

    é recomendado voltar para a original antes de atualizar.
    Cara quando baixar os arquivos do Ixtreme ele contem as firmwares originais do Hitachi.


    Anonimo,

    o use portio ira usar o endereco da porta sata, o USE Win APT, vai usar o gerenciador do Windows, ira trabalhar com Unidade de disco.

    Abs

    ResponderExcluir
  37. Obrigado Glauco! Desbloquiei utilizando seu tutorial e foi super fácil.
    Parabéns pelo excelente turorial.
    Aqui em Salvador queriam me cobrar R$250,00 para desbloquear com o 1.51...graças a seu tutorial saiu de graça.

    ResponderExcluir
  38. Fala Emerson,

    blz,

    poxa depois da uma forca clicando nos anunciantes, 1 clique ja ajuda bastante.

    Abs

    ResponderExcluir
  39. cara to com o mesmo problema da galera dai de cima.

    Tenho um 79FL q não identifica no Jungle Flash, e nem consigo abilitar no modo Port I/O...

    alguma sujestão ?

    ResponderExcluir
  40. O meu é o 79 tbm, meu pc indentificou o drive mas não abilitou a opção PortIO.

    Pra opção abilitar o drive do 360 tem que estar conectado?
    Gostaria de saber pq vou fazer uns testes no meu trampo com outros pcs e não tem como eu levar o 360 pra lá.
    Vlw pela atenção
    obs:cliquei em uns links dos anunciantes pra dar uma força = )

    ResponderExcluir
  41. Daneiel,

    valeu a força, obrigado, cara nao sei o que pode estar acontecendo, o ideal é mudar a porta SATA, detectar o Hitachi nao é problema, o mais chatinho é colocar em vendor mode.

    O drive tem que estar ligado para ser reconhecido, tem que levar a tranqueira do xbox toda para realizar testes.

    Testa o seguinte.
    Serve para os 2.
    Muda a porta sata e veja se esta na io correta. Entra no forum que estou montando, ja ta com o tutorial da instalacao do Port/io e teste para o mesmo, mas tenho andado sem tempo de fazer o restante dos tutoriais.
    Liga o micro, espera o windows emtrar, liga o xbox e depois entra no jungle flasher, testa em outra porta e veja o resultado, verifica em port properties se esta na porta certa.
    Segue o link do forum, ainda nao esta com as materias mas a instalacao do port/io manual e testes eu ja consegui finalizar.
    www.desbloqueio360.forumeiros.org
    É preciso cadastro, em breve estou postando mais coisas, mas podem postar as duvidas la que fica mais facil responder.

    Abs a todos.

    ResponderExcluir
  42. Acho que descobri cara, foi conflito com chipset dos 2 pcs que eu testei, na casa de um colega meu a opção "Use PORT IO" ficou ativa.
    Vou ver um dia de levar o 360 lá ai posto o resultado.
    Valew mesmo velho, esse blog é ferrado.

    ResponderExcluir
  43. Fala Daniel,
    cara é configuracao da bios, é so reconfigurar que rola nos outros pc´s também.

    abs

    ResponderExcluir
  44. Glauco espero q vc possa me ajudar,,, sou leigo no assunto e acho q fiz merda quando tentei atualizar um lite-on,, ele travou na hora de atualizar a firmware,, ele estava com a versao ixtreme 1.5,, tava tendando passar ele pra versao 1.6,,, o drive parece q morreu,, nao reconhece no pc e tb nao reconhece no xbox... To ferrado eu acho,, pois era do meu amigo e tentei atualizar pra ele poder jogar esses jogos novos...
    Obs.: aproveitando a oportunidade,, tenho um xbox dos primeiros q saiu e foi banido e tb chegou a morrer agora em fevereiro,, aguentou 2 (3 RL's) depois faleceu,, fiquei com as peças dele aqui,, nele continha um drive hitachi v59 (GDR-3120L),, acho q com a primeira firmware q saiu de desbloqueio,,, a duvida seria,,, sera q posso utilizar esse drive no lugar do outro (lite-on) que morreu ??? teria q fazer esse tal spoof,, se possivel teria como vc ou alguem do blog me ajudar,, estou desesperado... esse hitachi teria como atualizar ele pra versao ixtreme 1.51 e depois colocar ele no lugar do lite-on,,, galera desculpa todas essas perguntas mas e pq eu realmente estou preocupado e desesperado. aguardo sua breve(s) resposta(s).
    Ass; Junior

    ResponderExcluir
  45. Junior,
    cara vamos com calma, vc tem a key do drive do seu amigo que queimou?
    Se vc tiver moleza, pode usar o hitachi como spoof de liteon, é so passar a chave de um para o outro.
    Me manda um email que tento te ajudar, mas calma que é galho pequeno.

    abs

    ResponderExcluir
  46. boa noite glauco acabei de ver sua mensagem,, e acabei de mandar um email pra vc,, aguardo sua breve resposta. ou de qualquer um q puder me ajudar,.,, Ass: Junior
    meu email,, e jrcebola@hotmail.com
    Obs: meu msn tb e jrcebola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Glauco mano quando entro no pc so o setup reconhece o drive ja instalei o port 32 manualmente o que eu fasso

    ResponderExcluir
  48. Parabéns pelo Tuto Glauco.

    Moro na Tijuca, te mandei um e-mail. Bom, nem cheguei a tentar, pois ñ consegui desmontar a segunda lateral (o lado do HD). Desmontei a parte de trás, o faceplate e a outra lateral.

    Se alguém tiver uma dica, ou link de como abrir, pois os que eu tentei, não consegui.

    Abç

    ResponderExcluir
  49. Executei a instalação manualmente, más, o WIN XP insiste em não reconhecer o Drive HITACHI 79FL.
    Quando fuço no gerenciador de dispositivos, reinstalando o drive PortIO 32, e nos drives SCSI e RAID, após reiniciar o pc, as vezes, o bendito XP reconhece o citado drive.

    Problema: Quando acontece esse milagre, o JUNGLE FLASH trava, apararecendo a menssagem EXECULTANDO OPEN RAM ou algo parecido.

    Dúvida: Preciso usar "CHIP" para entrar em modo "B"?

    Parabéns pelo BLOG.

    Ass. DIFUNTO

    ResponderExcluir
  50. grande glauco!!!!
    bem como sou muito curioso e ja venho usando seu tuto algum tem o unico que ainda nao fiz foi o lite-on, mais o resto ja foi.
    o que venho ajudar aqui é sobre o bendito 79fl

    para conseguir abri o modo b nesse cara tem que fazer o seguinte:

    ligue o pc com o xbox desligado deixe carregar o windows como normal, abre o jungle até aqui todos sabem.

    agora a diferença do 79FL É O PROCEDIMENTO ABAIXO

    1- Grava-se uma ISO especial em um CD;

    2- Colocasse o drive em modo B (um modo especial onde o drive aguarda por “comandos” no firmware, algo assim);

    3- Coloca-se o CD do demônio no drive e aperta-se Unlock 79 . Aguarda-se até que o CD termine (no mínimo toca a marcha imperial do star wars..);

    Um barulho mecânico no drive é ouvido (O CD É EJETADO TIRE O DA BANDEIJA É SIGA OS PROCESSO DE SALVAR O FIMER E OS DEMAIS);

    quebrei a cabeça para descobri que era só isso!!!kkkk mais ta ai consegui fazer mais um destrave!!! valeu galera

    ResponderExcluir
  51. lembrando que o xp nao precisa reconhecer o drive do xbox fora do jungle somente na escolha da port propertis onde o drive fica como:

    vendor HL-DT-ST
    name DVD-ROM GDR3120L
    f/w rev. 0079
    reserved .....alguma cois que nao lembro

    ResponderExcluir
  52. SOCORRO!!!

    AGORA O PROBLEMA É O "CD DO DEMO" OU "DO EMO"...!

    SE FOR O ARQUIVO ISO., BAIXADO AO CLICAR NO ICONE "INSERT THE 79 UNLOCK"...ESQUEÇA - POIS O MESMO JA VEM CORROMPIDO!

    "vendor HL-DT-ST
    name DVD-ROM GDR3120L
    f/w rev. 0079" APARECE NO JUNGLEFLASH! ENTÃO, O FATO DE DO XP NÃO RECONHECER O DRIVE DO XBOX 360, POUCO IMPORTA?

    SE NÃO DER CERTO, VOU LEVAR O DITO CUJO NA SESSÃO DE DESCARREGO, JUNTO COM AS QUATRO FABER CASTEL, IMPLANTADAS NO EX-MORTO - E AGORA VIVO!!!

    VALEU A DICA GUY'S

    ASS. DIFUNTO

    ResponderExcluir
  53. Acho que deu certo...! Pelo menos fui até o fim do tuto!

    Vou testar essa semana e depois divugo.

    Valeu pessoal!!!!


    Ass. DIFUNTO

    ResponderExcluir
  54. Difunto,

    cara nao é correto o que vc esta falando, o INSERT 79 UNLOCK baixa o arquivo correto e o mesmo funciona, eu mesmo utilizo ele para desbloqueio.

    O willian descreveu super simples o processo, esta tudo correto.

    O mais chatinho de todos para atualizacao é o Hitachi, mas sem muitos misterios.

    Abs a todos!!!!

    ResponderExcluir
  55. Olá Glauco

    Para o Drive HITACHI 79FL, Jungle não abre a funçao " Use Port IO " já tentei de tudo, só ainda não testei em outro micro.Gostaria de saber se eu fizer todo o procedimento com a funçao " Use Win API " consigo Sucesso.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  56. meu nome é lucas
    ola glauco
    o meu drive é um hitachi 0059 fiz todos os passos até o final sem erro algum mas mesmo assim nao esta rodando jogos como o wolwerine por exemplo!!
    onde posso ter errado ??

    ResponderExcluir
  57. gluco to precisando de uma ajuda sua, tem uma amigo que fez besteira no drive dele naatualização, nao sei se tem como ajudar mais vamos la:

    o driver dele é um hitachi que creio ser 78 v59
    o que aconteceu é que ele foi fazer a atualização como descrito mais uma coisa aconteceu na primeira vez que ele abriu o jungle ele disse que na f/w rev nao aparecia a versão do drive aparecia um numero 7485 e no driver revis"ao aparecia 59-58 dai ele fez o dump salvou
    e voltou para stock e depois flesheou com o 1.5.1
    sendo que logo quando botou o drive para rodar no xbox agora fica dando um luz vermelha, verifiquei na net e vi que o drive dele era spoof do lite on, o que queria era que vc me explicasse como passo ele novamente para spoof do lite on pois tenho a key que ele salvo antes no dump ja tentei com o manual spoof mais ele pede alem da key o inquiri mais isso ele nao gravou pois nao pediu pode dar uma ajuda?

    ResponderExcluir
  58. SO PRA COMENTAR!!!

    DEU TUDO CERTO! JA ESTOU JOGANDO OS TITULOS NOVOS, GRAVEI O CD DE AUDIO (79 UNLOCK)!

    AGRADEÇO A TODOS!!!

    ASS. DIFUNTO

    ResponderExcluir
  59. Olá Glauco.

    Gostaria de saber se vc pode me ajudar num assunto.
    Tenho um 360 com problema no drive (hitachi), substitui esse drive hitachi por um drive benq. Inseri o hey do drive hitachi, mas sempre que conecto ele ao 360 aparece o erro 1002.

    Vc tem idéia do que pode estar ocorrendo?

    Grato desde já.
    Edgard (edgardsouzaf@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  60. ola glauco, venho aki dizer q atraves de seu tuto e um poucode coragem consegui atualizar meu hitachi modelo 79, pois o jungleflasher nao reconhecia nada na aba drive, apenas na aba PORT PROPERTIES, e tbm nao conseguia selecionar a opçao USE PORT IO32, so o USE WIN API, entao cliquei em SEND MODE-B e foi!!! atualizou... venho aki pra ajudar alguns q tbm de certo tiveram o msm problema q eu, nao identificaram a opçao IO32, dá certo pelo WINAPI tbm!!! obrigado pela força !!

    ResponderExcluir
  61. Ola Glauco.
    Pra fazer pelo Vista , tem mesmo que ter o microsoft .net framework 3.5 ?

    ResponderExcluir
  62. Olá amigo, onde encontro os programas necessários para atualizar? e outra dúvida, não tem o ixtreme 1.6 para o drive hitachi?

    ResponderExcluir
  63. Conseguiiiiiii galera, vlw pelo tuto, economizei 100 pila!!!!

    ResponderExcluir
  64. Amigo, atualizando para o 1.51 ele roda jogos da nova layer wave 3? meu drive é hitachi..como faço para saber qual o modelo (58, 59, 78, 79)? eu nao entendi a parte do tutorial q vc diz q tem q por a firmiware original...vc faz o processo manualmente ou o programa faz por vc e depois vc faz mais uma vez? desde ja agradeço e parabéns pelo melhor blog sobre desbloqueio q eu ja vi!

    ResponderExcluir
  65. blz, estou com um problemão, fui destravar um hitachi 79fl, fiz o dump normal, e qdo coloquei o restore deu erro e fez assim mesmo, estou com o drive em restore sem key, tenho o arquivo dump (256 k ) e não sei como restaurar o aparelho para a firmeware que estava..alguém pode me ajudar, fico muito agradecido

    ResponderExcluir
  66. Por Favor Me ajudem.... quero desbloquear meu Hitachi 0078FK coloquei o Sata nele.. mas nao encontra o Drive Correto.. Com medo de Brikar ele.. precisa de ajuda ... Help.. Please!! :D

    o povo q cobra 100 reias para destravar.. sou de Goiãnia... alguem da qui q sabe destravar me fala pelo email:

    gabriel.blanco@pop.com.br

    ResponderExcluir
  67. Camarada show de bola esse tuto.Tenho um drive hitachi v47.Fiz o processo usando o pSlax21.iso para colocar em modeb e meu drive ser reconhecido pelo windows XP.Foi necessário usar um jogo ou filme original dentro do xbox para entrar em mode b.Até aí legal, estava feliz achando tudo divertido.Deu certo o windows reconheceu meu drive, então usei o programa 360FW-Toolbox para achar a key do meu drive(que por sinal já era destravado e a versão se não me engano era xtreme).Fiz o backup do meu firmware e então fiz o processo para deixá-lo virgem novamente.(Também fiz o backup dessa chave).Aí começou a desgraça!!!Apliquei o comando para atualizar com o ixtreme1.51e após vários erros de flashamento em setores aleatórios, meu micro travou. Detalhe que eu não reiniciei meu micro após ter desfeito o destravamento que eu tinha no aparelho.RESUMINDO meu drive morreu, não ejeta mais, nem lê mais, e aparece a mensagem ERROR 64.Como eu tinha um drive igual de um amigo que havia perdido seu aparelho com as famosas 3rl, troquei as placas dos drives, e então o milagre:ele voltou a ejetar.Fiz todo o processo novamente mais cometí um grande erro(de novo).Fiz o processo todo com a key do drive dele, mas meu xbox não reconhece.Agora só ouço música,(lol).Acho que tenho que por a minha key original na placa do drive dele para minha placa do xbox reconhecer.Será que é isso??
    Desculpe ter me extendido tanto, não manjo quase nada, mas sou curioso e ainda conseguirei fazer tudo certinho.Caso alguém tenha entendido a minha redação, peço ajuda desesperadamente.Valeu

    ResponderExcluir
  68. Ah, me esquecí.Parabéns pelo tuto, pena que as informações desse tuto não estavam disponíveis quando fiz o processo pela primeira vez.Error 64 tem concerto??Tem alguma coisa haver com o PortIO32??

    ResponderExcluir
  69. Realmente excelente! Jé estava de s*** cheio de procurar alguém pra fazer isso....mas a dúvida é a seguinte: tenho um que vinha funcionando perfeitíssimamente até esta semana, roda tudo, funciona tudo, mas deu 3rl e não voltou mais. Se eu comprar outro e trocar o drive de disco funciona? Ou tenho necessariente que fazer o destrave e tudo mais no novo? Alguém já tentou? Alguém quer alguma peça???

    ResponderExcluir
  70. Carlos:
    Sim Fernando tera de fazer o destrave novamente,sobre as peças tente anunciar no ML,ou veja com algum tecnico o motivo das 3RL e se não compensa tentar arrumar...
    Boa sorte.
    PS:Otimo tutorial Glauco parabens!!

    ResponderExcluir
  71. olá, baixei um pacote de firmware e para versao 78 veio 4 tipos diferentes ( ix151-78-4b00, ix151-78-4c30 , ix151-78-4d20 , ix151-78-4e10. )
    queria saber como faço para saber qual deles usar.
    Obrigado .
    o tuto está ótimo

    ResponderExcluir
  72. Olá , sempre q eu chego na parte q tem q clicar o read to source da erro: Ram upload failed .
    o q pode ser ?
    tem solução ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  73. To com um problema aqui, eu instalo o PortIO32 manualmente e tudo certinho, mas no Jungleflasher a não da pra marcar a opção "Use Port IO", porque será isso ?

    ResponderExcluir
  74. Ola, queria saber se esse tuto serve para destravar o hitachi tambem?

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Glauco, queria uma ajudinha, teho um 360 lite on spoof hitachi, o que devo fazer para atualizar a firmaware do mesmo para poder rodar os jogos novos como wolverine entre outros.

    ResponderExcluir
  76. galera eu tenho um hitachi aki destravado
    mais eu queria trocar pra outro drive tipo samsung out benq sera que eu posso troca de drive ?ou precisa so pelo mesmo hitachi ? vlww

    ResponderExcluir
  77. Caro amigo boa noite, queria em primeiro lugar agradecer esse maravilhoso tutorial e em segundo lugar que o Xbox launch com drive modelo Hitachi v.47dh foi liberado sem problemas com sua ajuda. Deixo minha esperiencia se não puder clicar em USE PORT IO pode clicar sem medo de ser feliz na opção USE WIN API. Usei o jungle flash 1.65B + Windows Vista e iextreme V.1.51. Vlww

    ResponderExcluir
  78. boa tarde amigo não consigo ativar a use portIO da foto numero 6 do tutorial , vc pode me ajudar.....obrigado

    ResponderExcluir
  79. Fala Glauco blz!!Meu nome é Claudinei e sou tecnico aqui na Santa Ifigênia. Cara tenho de reconhecer q seus tutoriais ja salvaram minha vida umas 100 vz !!!!! muito obrigado memso veio!!
    mas posso te pedir 1 favor? Da pra postar um tuto de como fazer spoof (trocar de drivers) do x360??
    desde ja obrigad e 1 abração!!!!

    ResponderExcluir
  80. opa, o tópico está meio antigo mas eu passei um PERRENGUE com esse drive hitachi 79fl, o meu problema era que o drive não era identificado no jungle flasher, além de não alterar o uso para port i/o ao invés de WinAPI, segue o que fiz para conseguir fazer funcionar:

    - Liguei o Xbox só depois do winxp já iniciado.
    - instalei o port i/o manualmente
    - utilizei uma versão 0.1.5.xx do jungle flasher, nas .1.6 já não mudava para port i/o
    - selecionei a porta certa onde estava o drive do xbox (no meu caso ExE00)
    - mandei dar vendor mode sem reconhecer o driver na aba direita superior.
    - depois que entrou em vendor mode, põe o cd de áudio e pede 79 unlock.
    - ai segue o procedimento normal de dump e flash do drive conforme o excelente tutorial do amigo Glauco.

    Obrigado pelo tutorial, espero que ninguém mais passe o perregue que passei para identificar essa tranqueira...

    ResponderExcluir
  81. Fiz um processo diferente com meu Hitachi 79FL, pois o meu drive não era reconhecido nas portas SATA. Usei o método com WinAPI. Segue os passos:

    - Liguei o PC com Windows XP;
    - Liguei o Xbox;
    - Ejetei a bandeja do drive;
    - Desliguei o Xbox tirando o cabo de força da tomada;
    - Liguei o cabo SATA do PC no drive do XBOX;
    - Abri o Gerenciador de dispositivos do Windows;
    - Liguei o Xbox (ele retraiu a gaveta);
    - Fiquei clicando em "Procurar novo dispositivo de hardware" até ele achar o meu drive na lista "DVD/CD-ROM Drives";
    - Depois abri o JungleFlasher e o meu drive Hitachi já estava em MODE B e nem precisei destravá-lo com CD de áudio. Ele já aparecia na lista de drives;
    - Ai é só seguir os passos para o dump da key.

    Foi meio na sorte mas consegui!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  82. glauco quais sao os arquivos que eu tenho que gravar para o cd unlock 79 sao todos ou so um deles e esses arquivos tenho que depois colacar na pasta do jungle flasher?

    ResponderExcluir
  83. Já saiu a versão do Ixtreme 1.91 para Hitachi 78/79, alguém conseguiu encontrar um tutorial completo como essa aqui??

    ResponderExcluir
  84. Caro Rubenspn já saiu sim a versão LT+1.91 é só baixar o firmware da versão e trocar pelo o que o nosso amigo mostrou nesse tuto ... fiz aqui no de um amigo meu e foi de boa ...
    Parabéns pelo Tutorial está bem completo!!!

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde, Glauco
    Ótimo tutorial. Comprei um xbox360 recentemente. tudo que sei é que é um hitachi, pude verificar olhando o corte da bandeja do drive. Minha intenção era utilizar o x360key, mas me parece que ele não suporta o slim hitachi ainda. Desejo então debloquear o xbox. Tem um tutorial que possa indicar? e após desbloqueado, tem como voltar a utilizar a chave original, bloqueá-lo novamente?
    grato

    ResponderExcluir
  86. Boa noite, Sr. Glauco
    estava fuçando a net a procura de algum tutorial pra me salvar e me deparei com o seu tutorial muito bem formulado, mas no meu caso não sei se vai resolver, pois possuo um hd hitachi modelo Z5K500-500 HCC545050A7E380 - Esse hd foi de um DVR e tvz por isso não consigo criar uma partição NTFS para usa-lo em um notebook, o Sr. teria como me ajudar, orientando-me no que posso fazer para usar o hd normalmente no note? posso usar o mesmo procedimento do seu tutorial? já usei vários programas e não tive efeito positivo, ele aparece no gerenciamento de disco, mas não inicializa, fiquei achando que trocando o firmware poderia resolver, aguardo sua reposta obg!


    sandroleao28@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Sandro. Vc conseguiu a solução para o desbloqueio do HD hitachi?

      Excluir
  87. Boa noite, Sr. Glauco
    estava fuçando a net a procura de algum tutorial pra me salvar e me deparei com o seu tutorial muito bem formulado, mas no meu caso não sei se vai resolver, pois possuo um hd hitachi modelo Z5K500-500 HCC545050A7E380 - Esse hd foi de um DVR e tvz por isso não consigo criar uma partição NTFS para usa-lo em um notebook, o Sr. teria como me ajudar, orientando-me no que posso fazer para usar o hd normalmente no note? posso usar o mesmo procedimento do seu tutorial? já usei vários programas e não tive efeito positivo, ele aparece no gerenciamento de disco, mas não inicializa, fiquei achando que trocando o firmware poderia resolver, aguardo sua reposta obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Marcos. Vc conseguiu a solução para o desbloqueio do HD hitachi?

      Excluir
  88. Srs, ref. ao caso do Sandro Leão e Marcos Alex, alguma novidade se esse modo funciona no HCC545050A7E380

    ResponderExcluir
  89. Oi gente esse procedimento tambem funciona com o hd hitachi z5k500-500? é HD de decoder da gvt (Ganhei de um amigo 5 unidades Não formata de jeito nenhum!!! )

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde.

    Marcos / Sandro, vcs conseguiram a solução para o desbloqueio do HD?

    ResponderExcluir
  91. 2021 e to aqui tentando descobrir como se desbloqueia esse maldito hd da hitachi que veio num dvr da gvt......

    ResponderExcluir